Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O Monstro da Censura


A Censura é algo bastante comum para a defesa de posições dominantes.
Quantas reportagens não foram censuradas ou cortadas pelos donos de uma emissora para favorecer posições ideologicas do proprietáriode da emissora? Quantos pontos de vista, manifestações na mídia (seja qual for) não foram legalmente censuradas por governos?
Muitos governos ou donos de emissora limitam certas resportagens e certos pontos de vista por motivos prórios, ideológicos, que só eles mesmos entendem.
A liberdade de imprensa é uma coisa tão defendida pelo suposto país da liberdade e mais democrático do mundo: os EUA.
Porém, quando essa liberdade contesta suas posições, seus interesses, suas ações, este começa a rotular de terroristas qualquer grupo que expresse essas contestaões. ONGs, grupos, partidos, bandas, e agora sites e hackers, chamados de terroristas.
O vazamento de informações diplomáticas dos EUA pelo wikileaks foi um soco na cara dos americanos. O mesmo site diivulgou vídeos de militares americanos abusando da autoridade com civis no Iraque.
O governo americano não hesitou de chamar de terrorista um site que apenas divulgou a verdade. Só porque mostrou a verdadeira face da realidade, e retirou a máscara diplomática do governo, eles já começam com aqueles discursos de que esses grupos são terroristas, inimigos da democracia, e devem ser punidos. Muitas empresas que patrocinavam o site foram convocadas para boicotar o site. Mas isso não irá adiantar, pois o Wkileaks tem um mundo a seu favor, que é a favor da realidade, da transparência e da liberdade de expressão.
O poder conseguiu dominar a imprensa das telecomunicações (rádio, tv) principalmente com as malditas concessões estatais que limitam essa atuação que deveria ser livre; e com proprietários que limitam os jornalistas a seu gosto, pois afinal, são os donos da emissora.
Felizmente não conseguiram (e espero que nunca consigam) censurar a internet, a nossa mais pura defesa de nossa opinião. Embora a internet não esteja 100% democratizada (pois muitos não têm acesso), o wikileaks provou que se a verdade pode ser mascarada na tv e radio, na internet não, pois o poder dominante não tem o controle, é seu calcanhar de aquiles, e nossa vitória, pois esse é só o começo de muitas verdades que serão mostradas... 
Viva a INTERNET!
VIVA A LIBERDADE DE IMPRENSA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário